Artigo: Poder conferido ao mecanismo de Inteligência Artificial na tomada de decisão empresarial


Autores: Paulo Caliendo da Silveira, Marianna Gazal Passos

Este artigo pretende verificar as interfaces entre Direito e tecnologia de Inteligência Artificial. Procura-se relacionar essa tecnologia com as subáreas de Machine Learning e Big Data, especificamente no que tange ao campo do poder de voto e da tomada de decisão nos órgãos da Sociedade Anônima, bem como o seu uso para tomada de decisão dos administradores. Desse modo, o estudo seguirá para análise do dever de diligência do administrador quando não seguir o Indicado pela tecnologia. Por fim, será investigada a capacidade da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) eliminar a existência de vieses na decisão, bem como os riscos inerentes ao seu uso.

Preencha o formulário abaixo

e receba o artigo grátis

A Revista de Direito Empresarial – RDEmp é pautada em novidades do mercado empresarial e suas questões jurídicas, abrangendo temas como joint ventures, mecanismos de governança coorporativa, responsabilidade social e pluralidade dos sócios. Pela qualidade de seu conteúdo, obteve qualificação B2 no Qualis Capes e tornou-se referência entre profissionais de Direito Empresarial.

Saiba mais

*Esse material é protegido por direitos autorais sendo vedada a reprodução não autorizada, gratuita ou onerosamente, sob pena de ressarcimento, em caso de infração desses direitos. É permitido citar os excertos em petições, pareceres e demais trabalhos, desde que seja informada a fonte, garantidos os créditos dos autores do artigo, do órgão emanador da decisão ou informação e da publicação específica, conforme a licença legal prevista no artigo 46, III da Lei nº 9.610/1998.


Copyright © 2021 FÓRUM Conhecimento Jurídico - Todos os direitos reservados.