Artigo: O consequencialismo e a LINDB: a cientificidade das previsões quanto às consequências práticas das decisões


Autores: Emerson Gabardo e Pablo Ademir de Souza


O presente trabalho tem como ponto de partida a existência de problemas hermenêuticos que seriam causados pela prevalência do modelo de fundamentação focado em princípios no Direito brasileiro. A resposta comumente oferecida é a alteração de paradigma, rumo ao pragmatismo. O objetivo é discutir a problemática da aplicação do art. 20 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro a partir das teorias consequencialistas da decisão judicial, especialmente no que tange à cientificidade da previsão quanto às prováveis consequências apontadas pelos julgadores.

Preencha o formulário abaixo

e receba o artigo grátis

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, todos e quaisquer dados aqui informados são coletados para o fim exclusivo de contato da Editora Fórum para divulgação de conteúdos e ofertas desta editora.

A A&C reúne de forma pluralista pesquisadores de renome comprometidos em oferecer uma visão constitucional do Direito Administrativo.

Em 10 anos de publicação, apresenta doutrina eurolatinoamericana com extensa rede de professores.

Saiba mais


*Esse material é protegido por direitos autorais sendo vedada a reprodução não autorizada, gratuita ou onerosamente, sob pena de ressarcimento, em caso de infração desses direitos. É permitido citar os excertos em petições, pareceres e demais trabalhos, desde que seja informada a fonte, garantidos os créditos dos autores do artigo, do órgão emanador da decisão ou informação e da publicação específica, conforme a licença legal prevista no artigo 46, III da Lei nº 9.610/1998.


Copyright © 2021 FÓRUM Conhecimento Jurídico - Todos os direitos reservados.