ARTIGO

GRATUITO | FA


O PL nº 3.278/2021 – modos, serviços,

autorização, prioridades, impactos na tarifa e estímulos à sustentabilidade em mobilidade urbana


Autor: Geraldo Spagno Guimarães

O presente artigo tem como objetivo analisar as alterações propostas pelo PL nº 3.278/2021 a dispositivos dos arts. 4º, 6º e 8º da Lei Nacional da Política de Mobilidade Urbana, além de outros três dispositivos esparsos da referida Lei nº 12.587/2012. O que se debate aqui, com o intuito de apenas contribuir positivamente, trata dos conceitos novos ou corrigidos, pertinentes e necessários, novas diretrizes e revisão de regimes para sanar dúvidas judicializadas e da política tarifária. O projeto oferece sugestões de ajustes e avanços sobre os quais especialistas do setor já debatem e reivindicam soluções políticas urgentes, em busca de mobilidade técnica e economicamente sustentável, especialmente no serviço de transporte urbano de passageiros. O texto não prevê vigência imediata da norma, o que, por um lado, permite ampliar o debate e preparar melhor os entes da Federação, especialmente os municípios, mas a postergação atrasará a implantação de medidas eficientes de extrema urgência.


Preencha o formulário abaixo

e receba o artigo grátis

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Revista Fórum Administrativo - FA


A FA traz uma visão do Direito Público e enfoque especial no controle, processo, processo administrativo disciplinar, regulação e, sobretudo, em servidor público.

Conheça a revista
Envie seu artigo


*Esse material é protegido por direitos autorais sendo vedada a reprodução não autorizada, gratuita ou onerosamente, sob pena de ressarcimento, em caso de infração desses direitos. É permitido citar os excertos em petições, pareceres e demais trabalhos, desde que seja informada a fonte, garantidos os créditos dos autores do artigo, do órgão emanador da decisão ou informação e da publicação específica, conforme a licença legal prevista no artigo 46, III da Lei nº 9.610/1998.


Copyright © 2022 FÓRUM Conhecimento Jurídico - Todos os direitos reservados.